Aprendizados do Cotidiano

Plante.

Se existe algo pela qual sou apaixona nessa vida é por plantinhas.
Não só flores, plantas mesmo, até um manjericão roxo é lindo de mais e eu adoraria receber em um vaso, com papel de presente e um cartão! hehe <3

Aqui em casa o verde é maioria absoluta.
Possuo uma horta vertical na sacada, mais uns vasos que ficam por lá também, potinhos de flores, suculentas e bonsai que ficam espalhados na sala e no quarto.

img_8902
Quer me presentear sem erro?? me dá uma plantinha que eu fico feliz hehe…
Mas no vaso, plantada. Não gosto de buques, nunca gostei. Acho eles lindos, mas as flores já estão mortas, não vivem por muitos dias depois de tiradas de sua raiz, sinto que se elas pudessem, gritariam de dor até murcharem completamente. Dá um dó sacrificar as plantinhas por uma luxuria minha, então prefiro vasinho de flores, posso tê-los para a vida inteira e é magico ver a flor se transformar a cada nova estação. <3

Eu sei que planta não ouve, não fala, não chora e nem grita. Mas quem já colocou uma semente na terra e a cultivou com carinho até que se tornasse uma planta vistosa e bonita sabe que elas se comunicam, que elas sentem, e que, acima de tudo, elas compartilham energias conosco.

As minhas plantinhas são fonte de sensibilidade e sabedoria. Ás vezes, quando estou meio pra baixo sinto que elas me motivam, me escutam e me aconselham sempre a ser leve, e a ter calma.

Já ouvi uma vez alguém dizer que planta não serve pra nada a não ser atrair insetos pra dentro de casa. Bem, espero mesmo que essa pessoa tenha uma plantinha em casa, ajudando na qualidade do ar que ela respira e no equilíbrio de boas energias pra dentro do lar. E os insetos?  eu acho encantador ver uma abelha fazendo a polinização – levando pólen de uma flor a outra, ajudando a criar semente e frutos. A natureza é mesmo linda e cada um tem seu papel nesse eco-sistema. O meu é plantar as florzinhas para que as abelhas possam vir …hehe…

Além de abelhas, ás vezes aqui em casa recebo visitas de pássaros, beija-flores e borboletas lindas… são todos bem-vindos. Quando vou comprar novas sementes sempre dou preferencia pelas flores que os atraem, porque vida é vida e tem amor pra todos nós nesse mundinho.

Mas não planto só flores, na verdade flores são minoria nos meus vasos. Na hortinha vertical tenho tempero verde, pimenta malagueta, beterraba, hortelã, manjericão, erva cidreira, alecrim e mais algumas ervas que ainda são sementes brotando.
Mas em geral o tempero das minhas refeições e as ervinhas utilizadas nos meus chás saem da minha própria horta orgânica, isso realmente é muito gostoso de sentir.

Eu indico. Plante! cultive!
Não há nada mais realizador do que cultivar o próprio alimento, ver as sementes se transformarem, ver crescer com saúde uma plantinha que voce cuidou com todo carinho. Eu sou muito ligada em energias das coisas, e acredito de todo coração que se nutrir com a energia daquilo que você mesmo cultivou faz com que o organismo transborde amor, fique sadio e forte.

Eu amo minhas plantinhas e quando faço um chá com uma folha da minha horta fico me sentindo toda espiritualizada e plena porque sei que tem muito amor naquelas folhinhas, e sinto aquilo em mim.

Ah.. essa é outra coisa que amo muito na vida: CHÁ.
mas vou deixar pra falar desse abraço em forma de água quente em outro post. hehe…

Bom, era isso, espero que tenham gostado de ver e saber sobre minhas plantinhas tanto quanto eu gosto de tê-las aqui. Se você ainda não tem um vasinho com qualquer coisa plantado em casa, aconselho que providencie um, nem que seja um cactos. Faz um bem danado pra alma ter uma plantinha por perto, além de decorar e harmonizar o ambiente, né!? E se você já tem plantinhas em casa e “pira no verde” assim como eu, me conta aí o que você tem plantado, quem sabe podemos trocar uma ideia e melhorarmos nossa prática de jardinagem. 😉

Abraços, Gi.

2 Comentários

  • olivegi

    Show Li!!!
    Para flores e frutíferas eu prefiro comprar semente e aguardar até crescer hehe… Porque aquelas de floriculturas vem meio fraquinhas já, gosto de cuidar desde semente. Mas os temperos a maioria comprei a muda, são mais matinhos né, dai não tem tanto problema com adaptação no novo solo, e tambem já da pra sair usando logo que coloca a muda na horta hehe..
    Eu planto alface tambem, dentro de um vaso maior. não tenho alface pro mês todo, mas é o melhor que posso fazer no apartamento hehe.
    Hoje semeei algumas ervas para chás, daqui uns 30 dias ja tenho novos filhos na hortinha. <3

    Começa tua hortinha ai, e quaquer coisa só me dar um toque que ajudo com dicas sim!!! :* Vou amar!!!
    bju

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *