Torta de Maçã

dsc_0053

Como dizia a vovó: Saco vazio não pára em pé! hehehe….
Então não só de textos reflexivos vamos viver, vai ter receita de coisas gostosas por aqui também! Ebaaaa!!! 🙂 <3

Confesso que não sou uma super chef de cozinha, mas gosto de me aventurar em novas receitas, principalmente bolo, tortas e biscoitos… hehe…
Se você me segue nas redes sociais já sabe que sou louca por chás, e essas delicias são parzinhos perfeitos para acompanhar o chá a qualquer hora. Por isso que sempre busco esse tipo de receita para minhas aventuras culinárias, e também porque eu e o pessoal aqui de casa somos loucos por docinhos fora de hora….  e quem não é né!? hehe…

dsc_0043

Estou evoluindo algumas receitas e sempre que essas derem certo irei compartilhar neste espacinho aqui, para inspirar mais pessoas a fazer arte na cozinha e compartilhar amor em forma de doce com todos da casa <3

A primeira receita é de uma tora de maçã MA – RA – VI – LHO – SA que fiz essa semana.
A receita original é do GShow, mas adaptei para meu gosto, porque sou dessas! hehe..

Bóra lá:

TORTA DE MAÇÃ:

Em uma tijela misture 2 xícaras de farinha de trigo, 1/2 xícara de farinha de aveia, 1 pitada de sal, 2 colheres de açúcar e 1 colher de chá de fermento em pó. Acrescente 1 colher de manteiga, 1 xícara de leite e comece a amassar com a ponta dos dedos até formar uma massa lisa e homogênea.

Deixe essa massa descansar por mais ou menos 20 minutos.

Depois do descanso, forre o fundo e a lateral da forma (de preferência com fundo removível).
Guarde um pedacinho da massa pra fazer as tiras da torta no final.
Faça furinhos na massa da forma, e coloque para assar no forno pré-aquecido, a 200ºC, por aproximadamente 20 minutos.

Enquanto a massa está assando, descasque 6 ou 7 maçãs grandes e corte-as em fatias não tão finas. Eu cortei metade e depois fiz mais 5 fatias com cada metade da maçã. Coloque tudo em uma frigideira grande ou uma panela com fundo largo, para acomodar as fatias de maçãs. Nessa panela primeiro adicione 1 xícara de açúcar, coloque em fogo baixo e vá mexendo até começar a caramelizar.

Junte 2 colheres de manteiga, as fatias de maças e 3 colheres de sopa de conhaque ou suco de laranja e gengibre. Deixe as maças cozinharem nessa sopa toda, mexendo sempre até derreter os torrões de açúcar e engrossar o caramelo (demora!).
Depois retire do forno, deixe esfriar um pouco e despeje lá na sua massa já assada.
Faça tirinhas com a massa que sobrou e coloque encima da torta, como se fosse uma trama de xadrez. Volte a forma para o forno, 200ºC por mais uns 30 minutos, ou até que esteja douradinha. Pra desenformar o melhor é esperar que ela amorne um pouco.

Dica: Sirva acompanhado de uma bola de sorvete!  hummmmm… <3


dsc_0067

dsc_0063

Essa é a primeira receita, espero que gostem.
Em breve posto mais delicias que tento – e consigo- fazer aqui em casa.
Se você fizer a torta de maçã, avisa aqui e me diz o que achou. Eu achei ela uma delicia, só um tanto demorada no processo porque tem que reservar, aguardar, esfriar… hehe.. mas compensa no sabor.
Se você tem receitas práticas e perfeitas para acompanhar um chá da tarde, compartilha comigo please!! 😉

Abraços, Gi.

Talvez você curta ver isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *